Buscar
  • Moderna Telecom

Como a Inteligência Artificial pode impactar positivamente o seu negócio

Atualizado: Jul 29

A tecnologia avança em ritmo surpreendente e a Inteligência Artificial vem ganhando um importante espaço nos negócios, consequentemente impactando a rotina de muita gente. [...]

A tecnologia avança em ritmo surpreendente e a Inteligência Artificial vem ganhando um importante espaço nos negócios, consequentemente impactando a rotina de muita gente. Apesar de não ser um termo tão novo, já que a Inteligência Artificial (IA ou AI, em inglês) surgiu por volta dos anos 1970, foi somente a partir da era digital que ele passou a se expandir e fazer parte do nosso dia a dia.

Desenvolvida para que os dispositivos criados pelo homem possam desempenhar determinadas funções sem a interferência humana, a tecnologia de IA tem na conectividade um fator vital para sua evolução e funcionamento.  Isso se torna ainda mais forte com o avanço das conexões móveis, que facilitaram o acesso de mais pessoas ao ambiente online e abriram novos caminhos no relacionamento entre empresas e consumidores.

Os negócios que adotam IA têm diversos benefícios. Um deles é o aumento da produtividade em virtude da redução de erros humanos. Outra vantagem é a diminuição dos custos operacionais. A automatização pode reduzir gastos de forma eficaz, o que permite dar mais atenção para outras áreas.

Estratégias de marketing também podem ser beneficiadas. A Inteligência Artificial é capaz de analisar grandes quantidades de dados e tomar decisões precisas, com rapidez e eficiência. Dessa forma, ela colabora para reduzir, por exemplo, o tempo que alguns produtos podem levar para chegar ao mercado.

Experiência do usuário é outro ponto importante na aplicação da IA. Por ser capaz de analisar muitas informações rapidamente, ela também pode prever as preferências dos consumidores e, a partir daí, oferecer uma experiência customizada e única. Um exemplo disso são os algoritmos utilizados por lojas virtuais, que  reconhecem padrões de compras dos clientes para apresentar a eles ofertas relevantes na hora certa e no formato ideal. Exemplos práticos do uso da Inteligência artificial estão em variados setores. Os aplicativos de trânsito possuem IA para cruzar dados e encontrar as melhores opções de trajeto, otimizando o tempo e evitando congestionamentos. Mas a IA já está presente até na sua comida. Isso porque, nos últimos anos, a agricultura adotou amplamente essa tecnologia. Hoje, já é possível cultivar com mais sustentabilidade e eficiência, monitorando a produção e diminuindo os riscos. As máquinas conseguem identificar problemas no solo, produzir dados estatísticos e auxiliar na tomada de decisões sobre plantio, colheita e vendas.



Conexão entre humano e máquina


Para o sucesso na adoção da Inteligência Artificial, é necessário entender que a tecnologia depende de conhecimento de processos, modelagem de dados, implementação e ajustes contínuos. Os resultados são cumulativos e tendem a acelerar ao longo do tempo, gerando vantagens competitivas.

Outro ponto de atenção é que o futuro dessa tecnologia está nas mãos de uma combinação harmoniosa entre esforços humanos e máquinas. Embora existam muitas demandas nas quais a IA apresenta um desempenho melhor, há muitas outras que requerem um toque humano para serem tratadas de forma eficaz.

Fato é que a IA será a força primordial de competitividade e praticamente nenhuma função ou setor de negócios estará a salvo dessas transformações. Por isso, se conecte nessa realidade e bom trabalho.

2 visualizações

© 2020 Todos os Direitos Reservados | Moderna Telecom

Renove Digital Preto Sigla.png