Buscar
  • Moderna Telecom

Saiba Neste Post Como Funciona um Sistema PABX!



Você já se perguntou como funciona a ligação entre os ramais de uma mesma empresa? Saiba que a essa comunicação é feita pelo sistema PABX – Private Automatic Branch Exchange, uma das tecnologias mais importantes e funcionais para a operação de telefonia nas organizações.


Embora não seja uma novidade, o PABX continua evoluindo a cada dia, agregando valor às empresas que optam por ele.


PABX funciona de maneira semelhante à de uma central telefônica, com a diferença de que estão conectados a ele somente os aparelhos da empresa gestora. Atualmente, a tecnologia disponibiliza também uma série de serviços adicionais para o negócio.


O PABX facilitou bastante a comunicação no meio organizacional, que anteriormente precisava contar com os serviços de uma operadora de telefone para realizar todas as suas comunicações. Dessa forma, se uma empresa possuísse 500 aparelhos telefônicos, ela precisaria pagar por 500 linhas, representando um altíssimo custo para gestores e empreendedores.


Com o sistema, ela passa a ter apenas uma linha (ou mais, de acordo com a operação da empresa) junto à central, deixando a cargo da tecnologia a sua distribuição em quantos ramais forem necessários. O PABX faz a conexão de todos eles entre si e da linha central com a operadora local.


A tecnologia evoluiu e se tornou uma solução que, com a ajuda de softwares e sistemas complementares, possibilita às companhias gastar o mínimo possível com telefonia fixa e móvel. Além disso, permite o gerenciamento do uso do telefone de forma mais estratégica e sem desperdício de recursos.


Se a sua empresa demanda muitas linhas de telefonia fixa ou móvel, você precisa de um PABX. Mas essa tecnologia não é limitada apenas aos grandes clientes, ou seja, até mesmo um médico, que tenha um único funcionário em seu consultório, pode usufruir dos benefícios que ela proporciona.


O sistema integra todos os telefones da empresa, criando uma rede de ramais que facilita a comunicação entre os funcionários. A consequência disso é maior dinamismo, redução de custos e agilidade nas interações laborais. Logo, influencia diretamente os seus indicadores de desempenho.


A sua utilização é realizada por meio de duas formas principais: a primeira é com telefones externos. O usuário utiliza uma tecla específica (geralmente, a de número 0) para se conectar com a linha central da empresa. A partir daí, o seu aparelho está apto a realizar uma ligação para qualquer local.


Já para as chamadas internas, basta teclar os números do ramal desejado, e o PABX conecta automaticamente os dois aparelhos sem gerar qualquer custo para a organização. Os funcionários podem conversar entre si pelo tempo que for necessário e com garantia de qualidade na ligação.

2 visualizações

© 2020 Todos os Direitos Reservados | Moderna Telecom

Renove Digital Preto Sigla.png